terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

O que aconteceria se a floresta amazônica fosse destruída?


Fonte: Revista Galileu 17/02/2015
 (Foto: Natana Sousa/ Editora Globo)

Odesaparecimento dos mais de 5,5 milhões de quilômetros quadrados que compreendem a região amazônica implicaria consequências sem precedentes: 20% da quantidade de água doce na Terra, presente nos rios amazônicos, sumiria do mapa, além da extinção de quase metade das espécies de plantas e animais do planeta, muitas delas ainda desconhecidas pelos cientistas. Em estudo recente publicado pela Universidade da Virginia, nos EUA, pesquisadores fizeram simulações em computador para concluir que a derrubada da floresta amazônica alteraria o regime de chuvas em todo o mundo, além de aumentar a temperatura global em 0,7 graus Celsius.
A destruição parcial da maior floresta tropical do mundo, no entanto, já causaria desequilíbrios climáticos. “A Amazônia estoca uma quantidade muito grande de carbono em suas árvores, e o desmatamento contribui para o agravamento das mudanças no clima”, afirma Paulo Moutinho, diretor do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam).
Desde a década de 1970, com a derrubada de árvores para a ocupação urbana e a agropecuária, mais de 755 mil quilômetros quadrados da Amazônia brasileira foram desmatados, o equivalente a três estados de São Paulo. Nos últimos dez anos, o ritmo do estrago caiu, mas continua preocupando os ambientalistas: entre 2013 e 2014, mais de 4,8 mil quilômetros quadrados da floresta foram destruídos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário