quarta-feira, 21 de maio de 2014

Florada de jambeiros enfeita ruas e quintais

Lembrando dos sabores de minha infância.
Fonte: Jornal de Roraima 21/05/2014

Florada. Coloração fúcsia, aromáticas, que, quando caem, formam verdadeiros tapetes de flores e encantam passantes (Rodrigo Otávio)
Mário Leite
Jornal de Roraima
“Muitas flores caídas ao chão, uma poesia do solo, uma pintura na terra (...)” estes são os primeiros versos do poema “Flor de jambo”, da artista acreana Luciane Moraes. A inspiração vem da beleza das flores do jambeiro que, nesta época do ano, enfeitam ruas e quintais em Boa Vista, e em boa parte do Brasil. Basta caminhar pela cidade para observar o tom fúcsia da cor rosa brilhante. E, se olhar para o alto, é possível ver beija-flores sugando o néctar em galhos das copas das árvores. 
A árvore pode alcançar até 20 metros de altura e tem forma piramidal com folhas grandes verdes escuras e muito brilhantes. As flores são formadas por quatro pétalas agrupadas com inúmeros estames fazendo pompons. São flores de coloração fúcsia, muito aromáticas, que, quando caem, formam verdadeiros tapetes que atraem a atenção de muita gente. Por oferecerem boa sombra, beleza e frutos doces e perfumados, os jambeiros-vermelhos também podem ser utilizados como árvore ornamental.

Todos os dias, a gaúcha radicada há 42 anos em Roraima, Virgínia Finn, 77, acorda bem cedo para cuidar das plantas no quintal de casa, localizada na avenida Glaycon de Paiva, no Centro. Na área, além de outras espécies, existem três pés de jambo plantados por ela mesma há mais de 20 anos. Segundo Virgínia, o amor pela planta se deve às características da árvore. “Eu gosto de todas as plantas, mas o jambo tem três qualidades: dá sombra, a beleza das flores e depois o fruto, que também é muito aproveitável. Faço doce, geleia, suco e compota”, disse. 
O jambo vermelho é uma fruta originária da Malásia, país que se localiza no sudeste da Ásia. No Brasil, essa fruta pode ser encontrada nas regiões Norte, Nordeste e Sudeste, sendo que no Nordeste essa árvore é conhecida por muitos como “eugênia”. Da mesma família das Myrtaceaes, que abrange frutas como jabuticaba, pitanga e goiaba, o jambo vermelho é uma fruta de sabor adocicado que pode ser consumida in natura e também na forma de doces. 
Segundo a nutricionista Kelly Santana, a fruta é uma excelente fonte de ferro, fósforo, proteínas, carboidratos e vitamina A, B1 e B2, além de ter baixo índice de caloria. “O jambo vermleho é considerado uma fruta com médio valor calórico, contendo apenas 56 calorias em 100 gramas de polpa. O melhor de tudo é que as pessoas tem acesso a esses nutrientes, tendo em vista a grande disseminação da  planta”, disse a profissional.
Para que se consiga fazer mudas de jambo-vermelho, a semente da fruta deve ser semeada tão logo seja retirada da polpa. Para sua germinação é recomendável que os caroços sejam colocados em recipientes individuais com substrato organo-arenoso e em ambientes claros. Na maioria das vezes, a semente leva de quatro a seis semanas para emergir da terra, sendo que a taxa de germinação é considerada alta para sementes frescas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário