quinta-feira, 29 de abril de 2010

Brasil estuda aquifero três vezes maior que o Guarani

Aproveitando a passagem pelo sítio do MMA, apresento a nóticia que havia lido no Diário do Pará em sua edição de domingo passado. No jornal paroara a informação girava somente em torno de parte do aquifero Amazonas, denominado aquifero Alter do chão, e o MMA informa sua real abrangência, atingindo além do Brasil, Bolivia, Venezuela, Equador Colômbia e Peru.
Além das águas superficiais da maior bacia hidrográfica do mundo, as águas subterrâneas também são extremamente abundantes, demostrando assim, mais uma vez, a imensa riqueza de nossa Amazônia, e a motivação da grande cobiça internacional em relação a ela.
Veja postagem completa em: http://www.mma.gov.br/sitio/index.php?ido=ascom.noticiaMMA&codigo=5739

Brasil estuda aquifero três vezes maior que o Guarani


Jefferson Rudy/MMA
Foto Brasil estuda aquifero três vezes maior que o Guarani
O Aquífero Amazonas é um reservatório de água subterrânea de quase quatro milhões de quilômetros quadrados, que o Brasil divide com o Equador, Venezuela, Bolívia, Colômbia e Peru

26/04/2010

Suelene Gusmão

Cada vez mais, o Brasil vem se apresentando como a grande potência ambiental da humanidade e um local onde a natureza não economizou em nada. O País é dono da maior biodiversidade do planeta, possui a maior floresta tropical do mundo, o maior rio em volume de água e dispõe também da maior quantidade de água doce. Somos donos de 11% de toda água doce disponível no mundo. E, para completar, temos ainda o Pantanal, considerado a maior planície de inundação.

Uma nova e recente descoberta vem ampliar ainda mais o poder brasileiro quando o assunto é disponibilidade de água. Trata-se do Aquífero Amazonas, um reservatório transfronteiriço de água subterrânea, que o Brasil divide com o Equador, Venezuela, Bolívia, Colômbia e Peru........



Nenhum comentário:

Postar um comentário