quarta-feira, 28 de abril de 2010

Amazônia ano 1000 - Uma história esquecida sendo redescoberta

A revista National Geographic em sua edição 122 comemorativa de 10 anos no Brasil, apresenta interessante matéria sobre a Amazônia de 1000 anos atrás. Com população estimada de até 5 milhoes de índios, que possuiam uma sociedade hierarquizada e uma cultura consolidada, contemporânea dos Incas e Maias e com produção de peças cerâmicas ricamente trabalhadas.Com incontáveis aldeias, que hoje são sítios arqueológicos, ao longo do rio Amazonas desde de sua foz no Amapá até Tabatinga já na fronteira com Colômbia e Peru.
A leitura da matéria nos faz rememorar a brutalidade da ocupação colonial, escondida em muito pela história oficial, que dizimou populações indígenas inteiras, apagando muitos vestígios de sua presença e principalmente de sua rica cultura. Alerta tambem que a atual ocupação da região pode levar a desaparecer os últimos vestígios físicos ainda existnte dessas ricas culturas.
A matéria do arquelogo Eduardo Neves é longa e muito bem escrita, mantendo a atualidade e o interesse do tema amazônico na mídia nacional.
Para ler a matéria completa acesse o link:http://viajeaqui.abril.com.br/national-geographic/edicao-122/antigas-civilizacoes-amazonia-552374.shtml?page=0

Nenhum comentário:

Postar um comentário