quarta-feira, 20 de junho de 2012

BNDES faz acordo com 19 bancos de fomento

O BNDES continuando com sua ação anticíclica para ajudar a economia do país. 


Fonte Brasil Econômico 18/06/12

"Estamos finalizando um entendimento", disse Coutinho

Clube de bancos de desenvolvimento lança documento de compromisso pelo financiamento sustentável, afirma Coutinho.
O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, afirmou que um clube de bancos de desenvolvimento, do qual o BNDES faz parte, lança amanhã (19/6) uma carta de compromisso pelo financiamento sustentável e inclusivo.
A declaração foi dada nesta segunda-feira durante participação no Fórum de Sustentabilidade Empresarial, evento que faz parte da agenda da Rio+20.
"Temos uma instituição chamada International Financial Development Club, que é um clube de instituições de financiamento ao desenvolvimento. São 19 bancos de vários países e temos trabalhado em conjunto no sentido de pactuar entre nós um comprometimento com o desenvolvimento sustentável e inclusivo", disse Coutinho.
"Estamos finalizando um entendimento", completou ele, sem querer dar detalhes sobre o teor do documento.
Linha de financiamento para estados 
Coutinho afirmou também que a ativação da linha de financiamento para os estados ainda está na fase de aperfeiçoamento, com reuniões técnicas hoje e amanhã, dos critérios de alocação dos recursos, combinando distribuição para os estados mais pobres e com maior população, critério do Fundo de Participação com o lado da eficácia.
"Existem estados com carteiras de projetos mais maduras e, portanto, mais viáveis a curto prazo. Então, o que se deseja é combinar as duas coisas", disse Coutinho.
Na última sexta-feira (15/6), a presidente da República, Dilma Roussef, havia anunciado uma linha de crédito para financiar investimentos e projetos com o objetivo de estimular a reativação da economia.
Sobre os desembolsos do BNDES para esse ano e a possibilidade de a nova linha para os estados causar impacto nas projeções do banco, Coutinho disse que deverá haver algum impacto para cima, mas que isso poderá acontecer em 2013 e 2014.
"O impacto mais substancial dessa nova linha será em 2013 e talvez um pedaço em 2014. Portanto, não antevejo um estresse sobre o funding do banco para 2012", disse.

Érica Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário