sexta-feira, 28 de setembro de 2012

BNDES promove seminário no Nordeste para debater desenvolvimento regional. E a Amazônia?


Mais uma vez o BNDES demonstra seu entendimento de que somente a região nordeste merece atenção e cuidados em relação ao planejamento, ações  e eventos voltados para a temática do desenvolvimento regional no Brasil. A constatação disso se revela, entre outras coisas, observando a participação do presidente do BNDES Luciano Coutinho nas reuniões do Conselho Deliberativo da SUDENE, reuniões relativamente frequentes com  vários governadores do nordeste juntos,  com a bancada Federal do Nordeste, além das visitas dele aos estados nordestino. Já em relação a Amazônia, embora o BNDES possua assento no CONDEL da SUDAM, o presidente ou mesmo um diretor nunca participam. Reunião com governadores ou bancada federal também nunca houve. O governador do norte para reunir com o presidente do BNDES, só se deslocando ao Rio de Janeiro.
A ausência (e a falta de vontade em instalar uma) de uma representação do BNDES na Amazônia, contribui, e muito, para esse quadro de desvalorização do relacionamento da instituição com a região, até pela falta de uma compreensão na identificação dos interlocutores locais para alavancar o diálogo. 
Outro componente forte é o desinteresse pelo desenvolvimento da região, pelo menos nos moldes da economia tradicional existente. O discurso seguido é que se precisa criar uma nova economia para a região, que seja plenamente sustentável, o que eu concordo em gênero, número e grau. Porém  essa nova economia ainda não existe e é necessário um grande esforço de planejamento do desenvolvimento e a participação efetiva do estado e suas instituições pensantes (aí o BNDES é fundamental), o que ainda não existe. Ai vemos a acomodação que gera o imobilismo. Enquanto isso a economia real e tradicional existente na Amazônia precisa atender os 25 milhões de pessoas que aqui habitam e que precisam de da presença de um órgão financiador de projetos estruturantes que melhorem qualitativamente essa economia e faça com que ela possa caminhar em direção a sustentabilidade desejada por todos.
  
Fonte: BNDES 26/09/2012
O BNDES promove nesta sexta-feira, 28, o seminário Desenvolvimento regional: avaliação, desafios e perspectivas para o Nordeste. O evento integra as comemorações pelo 60 anos do Banco, completados no último dia 20 de junho, e acontece no auditório do JCPM Trade Center, no Recife.
O presidente do BNDES, Luciano Coutinho, participa da mesa de encerramento do seminário, junto com o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, e o presidente do BNB, Ary Joel Lanzarin. Também foram convidados os nove governadores de Estado da Região. O evento tem início às 8h45, com o diretor da Área Industrial do BNDES, Julio Ramundo, o diretor do BNB Stelio Gama Junior e o presidente da FIEPE, Jorge Corte Real. Ao longo do dia, quatro mesas abordarão temas como criatividade e inovação, superação da pobreza, financiamento para a infraestrutura e perspectivas para o Nordeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário