domingo, 12 de fevereiro de 2012

AkzoNobel investe € 80 milhões no Maranhão

Dentro da Amazônia Legal, o Maranhão que também é Nordeste tem recebido grandes investimentos. O noticiado abaixo, de valor menor, é complementar a fábrica de celulose da Suzano, com capacidade de 1,5 milhão de toneladas/ano.
Dos investimentos mais recentes e principais destaca-se: a refinaria de petróleo Premium I da Petrobras, de capacidade gigantesca – 600 mil bpd – que será a quinta maior do mundo e a maior do Brasil. A produção será escoada pelo Terminal Portuário do Mearim, a ser construido às margens do rio Mearim em Bacabeira;
As Termelétricas do grupo EBX: UTE MPX Itaqui, com 360MW, e UTE Parnaíba (gás natural), com 1863MW, em sociedade com a Petra Energia;
AAciaria do grupo Ferroeste, que vai produzir 500 mil toneladas de tarugo de aço em sua primeira etapa;
A Construção do 4º Píer da Vale para embarque de minério de ferro no Terminal Marítimo da Ponta da Madeira;
A Duplicação da Estrada de Ferro Carajás - EFC;
A Fábrica de celulose da Suzano, com capacidade de 1,5 milhão de toneladas/ano; e
A Construção em Alcântara da Torre Móvel Integrada - TMI, para as atividades do Veículo Lançador deSatélite – VLS.

Fonte: Brasil Econômico 01/02/12O investimento será destinado para suprir nova fábrica de celulose da Suzano.
O grupo AkzoNobel construirá uma nova "ilha química" para a fabricação de insumos para celulose no Brasil.
A usina, operada pela Eka Chemicals, unidade de negócios de Papel e Celulose da AkzoNobel, suprirá uma nova fábrica de celulose da Suzano no Maranhão (MA).
"O acordo, válido por 15 anos, reforça a importância de mercados de alto crescimento para a AkzoNobel e ajudará a impulsionar a estratégia de médio prazo no Brasil, que prevê dobrar a receita para € 1,5 bilhão," diz Rob Frohn, membro do Comitê Executivo da AkzoNobel, responsável pela divisão de Especialidades Químicas, da qual a Eka faz parte.
O investimento envolve o fornecimento, armazenamento e manipulação de todos os produtos químicos necessários para a nova fábrica.
A planta está sendo construída em Imperatriz (MA) e terá capacidade para a produção de 1,5 milhão de toneladas de celulose por ano.
A usina deverá entrar em operação no último trimestre de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário