O tema sustentabilidade deixou de ser um modismo, como inicialmente era visto, e se estabeleceu definitivamente como uma necessidade do planeta e consequentemente da humanidade. Está mudando as formas de fazer negócios em todos os ramos de atividades. É necessário estar preparado para enfrentar os novos desafios de uma economia verde, que nos obrigar a sermos criativos cada vez mais para solucionarmos os problemas relacionados ao nosso consumo de recursos naturais e nossas relações com os outros seres humanos.
Fonte Correio Brasiliense 15/01/2012
Mercado de produtos e serviços relacionados à sustentabilidade se expande e deve alcançar US$ 1 trilhão por ano em 2014.
» SÍLVIO RIBAS
Os chamados negócios verdes vêm gradualmente deixando de ser apenas um apelo à consciência coletiva para se tornar regra de sobrevivência de empresas no mundo globalizado. Nos últimos anos, empresas e governos vêm sendo cada vez mais cobrados a apresentar certificados que atestem a sustentabilidade de seus produtos e serviços, incluindo desde matérias-primas empregadas até o nível de comprometimento social dos seus executivos. Em paralelo, vigilantes comunidades na internet ameaçam colocar marcas consagradas na marginalidade, divulgando deslizes ambientais e éticos.
A economia verde movimenta centenas de bilhões de dólares em todo o mundo e consultorias estimam que, a partir de 2014, alcançará a marca de US$ 1 trilhão por ano, mudando radicalmente o panorama econômico atual, com a inclusão de emergentes como China e África do Sul. De olho nesse mercado, o setor privado vem avançando mais rápido que os Estados na nova seara de negócios.